DAKKS

Os laboratórios da Gortler na Alemanha (Görtler Analytical Services gmbh) possuem acreditação DIN EN ISO/IEC 17.025:2005, para todas as matrizes ambientais (água, solo, efluentes, etc) e outras (brinquedos, produtos comsméticos, farmacêuticos, etc).

O organismo de acreditação emissor é o DakkS - Deutsche Akkreditierungsstelle GmbH, e o n° da acreditação é o D-PL-14282-01-00.

Assim como a CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO), o DakkS é signatário do Acordo de Reconhecimento Mútuo - MRA, das seguintes entidades: IAF - Internacional Acrcreditation Forum; ILAC - Internacional Laboratory Accreditation Cooperation; EA - European Accreditation. Os MRA conferem validação internacional da acreditação, perante todos os paaíses cujos organismos de acreditação são signatários.

Em outras palavras, os resultados e os laudos analíticos produzidos pela matriz na Alemanha são reconhecidos pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO), e em consequência, por todas as agências ambientais, entidades publicas e empresas privadas que exigem a acreditação para a aceitação de serviços analíticos (CETESB e FEAM, por exemplo).

Mais detalhes sobre a acreditação e escôpo da Gortler Analytical Services GmbH podem ser obtidos em:

http://www.dakks.de/en/node/1155?Regnr=D-PL-14282-01-00

Outras informações sobre os MRA podem ser obtidos também no site do INMETRO:

http://www.inmetro.gov.br/barreirastecnicas/recmutuo.asp