Amostragem Acreditada - SMA 100

Divulgada em 2013, a SMA n° 100 passou a exigir em âmbito estadual (SP) a acreditação conforme ISO 17.025 das atividades de amostragem para matrizes ambientais. Esta exigência já era aplicável aos ensaios laboratoriais e respectivos laudos analíticos emitidos pelos laboratórios, que integrariam processos junto à Agência Ambiental Estadual.

O inicio da vigência desta exigência ocorreu em outubro de 2015. No entanto, para a matriz água subterrânea pela técnica de micro-purga, especificamente, passou a ser aceita a coleta por empresas não acreditadas, desde que a solicitação de acreditação já tivesse sido feita e aceita por parte da CGCRE-INMETRO. Este prazo termina em outubro/2016, sendo exigida a acreditação ISO 17025 para a amostragem.

O laboratório Gortler desenvolveu sólida parceria com empresa acreditada para as atividades de amostragem (S&S Analítica - CRL 0167  - http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/docs/CRL0167.pdf ), de forma a atender às exigências dos Órgãos Estaduais de fiscalização, oferecendo, portanto, também o serviço de amostragem acreditada aos seus clientes em conjunto com seu escôpo de serviços analíticos prestados.